Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Ricardo Stucket

Ministro-chefe da Casa Civil do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-governador Rui Costa (PT) continua sendo o nome de preferência de parte dos petistas baianos para disputar a Prefeitura de Salvador. A alta popularidade, segundo nomes ouvidos pelo Política ao Vivo, faria de Rui o candidato ideal para conquistar o tão almejado Palácio Thomé de Souza em 2024. Os planos do ministro, entretanto, são outros.



O mesmo núcleo escutado pela reportagem admite que Rui não faria esse movimento de ‘recuo’ neste momento, mesmo com alta chance de vitória em uma disputa com o prefeito Bruno Reis (União Brasil). O entendimento do grupo é de que Rui entende que, caso faça uma boa gestão à frente do ministério, se tornará candidato natural à sucessão de Lula em 2026, caso o líder petista não tente um novo mandato para o Planalto.

Um outro nome escutado pelo Política ao Vivo não descarta uma candidatura de Rui a prefeito, mesmo com o ex-governador negando publicamente a possibilidade, e diz que ainda está cedo para abrir qualquer debate sobre o papel do ministro nas eleições de 2024. Esse cenário só seria possível, no entanto, se Rui Costa sofresse um desgaste maior no ministério.

Acenos de Lula

Os acenos recentes do presidente Lula ao ministro baiano também chamam a atenção de parte dos petistas. Nas últimas semanas, o chefe do Planalto chegou a se referir a Rui como seu ‘primeiro-ministro’. A declaração ocorreu em um dos momentos de maior fragilidade do ex-governador na Casa Civil.

“Ele é quase que um primeiro-ministro. Tudo o que o presidente assina, tudo o que eu faço, 1º tem que passar na mão dele, para eu não assinar nada errado […] Se alguém quiser mentir para mim, ele vai dizer que é mentira, não pode assinar, não está certo. Então o sucesso do meu governo, parte dele, é a presença do melhor governador da Bahia ajudando a gente a governar esse país”, disparou Lula durante agenda neste mês.

Oposição teme candidatura de Rui Costa ao Senado em 2026

Em Salvador, Lula blinda Rui Costa após criticas de aliados

Na Bahia, também em maio, Lula fez um novo gesto ao ministro, ao comparar com ex-presidente Dilma Rousseff, que também ocupou a Casa Civil durante o seu segundo mandato, antes de ser candidato à presidência da República.

“Eu devo muito ao Rui. Eu falo que o Rui é a minha Dilma de calças. O que faz o Rui? O Rui toma conta do governo. Tudo o que vai para mim, passa pelo Rui primeiro. Ou seja, é um jeito. Inclusive, eu quero dizer, é um jeito de ele me proteger para que eu não caia em uma cilada”, afirmou Lula.

Hoje Rui é tido como um dos nomes cotados para a sucessão de Lula. Ao seu lado, o político baiano tem o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), como um ‘concorrente’ direto para a vaga



Deixe sua opinião