Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (18), uma operação para desarticular um esquema de fraudes em licitações e desvio de recursos públicos destinados à Educação. A quantia era repassada pela União à cidade de Barreiras, localizada na região oeste da Bahia.
Ao todo, a PF cumpre 16 mandados de busca e apreensão nas cidades de Barreiras, São Desidério e Salvador, na Bahia, e para Belo Horizonte, Contagem e Divinópolis, em Minas Gerais.
Segundo a PF, as investigações que originaram a operação começaram em 2020, após o Ministério Público Federal apresentar informações sobre supostas fraudes na constituição e a contratação de um consórcio formado por empresas, sem estrutura operacional, para reformar escolas municipais em Barreiras.
Durante as investigações, foi identificada a contratação de outras empresas de Engenharia, através de licitação com indícios de superfaturamento em projetos executivos, reformas e construção de escolas.
A PF informou ainda que os envolvidos nos crimes investigados vão responder pela prática de fraude a licitação, falsidade ideológica, corrupção passiva, corrupção ativa, organização criminosa, crime de responsabilidade e lavagem de dinheiro.