Foto: Divulgação / Agência Senado

O senador Angelo Coronel (PSD), relator do projeto de lei que criminaliza as fake news, trabalha na terceira versão do seu texto, que deve ser votado na quinta (25) no Senado.



De acordo com a matéria da revista Época, do O Globo, o senador não abre mão de três pontos que são considerados essenciais para ele no projeto. O primeiro ponto seria a obrigatoriedade de fornecimento de mais dados além do número do CPF para fazer a habilitação do chip telefônico, em uma tentativa de combater fraudes na identificação do comprador de chips, que pode ser usado para espalhar as notícias falsas.

O segundo ponto seria uma mudança para adquirir uma conta no Whatsapp, que hoje é a principal ferramenta de disseminação de notícias falsas. O senador defende o fornecimento de documentos para identificação, além do número do telefone. Isso, segundo o senador, ajudaria a dificultar as contas fakes.

O terceiro ponto é a obrigatoriedade do WhatsApp rastrear a origem das mensagens falsas e ataques a reputações, com o objetivo de punir os responsáveis.

A matéria será votada nesta quinta-feira (25).



Clique aqui ou na imagem abaixo e nos ajude a continuar independentes. Não assista a história passar na sua frente, faça parte dela!

 

Deixe sua opinião