O governador Rui Costa (PT) criticou a possível compra de vacinas contra a Covid-19 por parte de empresas privadas, assunto que ganhou força nos últimos dias. Segundo Rui, “os pobres não verão a cor” do insumo, caso o setor privado entre na concorrência.
De acordo com o governador, em entrevista à Rádio CBN, na última terça (26), algumas farmacêuticas garantiram que não vender vacinas para o setor privado. Entre elas estão a AstraZeneca, que desenvolveu uma vacina em parceria com a Universidade de Oxford. O governador disse que, se for autorizada a comercialização do imunizante para empresas privadas, o país vai ter dificuldade para comprar insumos, já que algumas nações passarão a adotar medidas para impedir a venda.
Rui também comentou sobre a dificuldade de comprar vacinas. O preço é um dos obstáculos. “Hoje só quem compram são os governos, quando a iniciativa privada começar a comprar, alguns países vão tomar medidas restritivas de exportação e o preço vai explodir”, afirmou.
“Se isso virar moda, nós deixaremos de receber vacinas, porque os países adotarão medidas de impedir a venda. (…) É um erro grave se o Brasil permitir isso”, acrescentou.