Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
Partido da base do prefeito Bruno Reis (União Brasil) em Salvador, o Podemos deve deixar o grupo de vez e apoiar o nome escolhido pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) para disputar a prefeitura da capital em 2024. A informação foi apurada pelo Política ao Vivo.
Uma das fontes afirma que o novo presidente do partido na Bahia, Heber Santana, hoje titular da Defesa Civil estadual, está convencido de que o melhor caminho é permanecer ‘uniforme’ com o grupo liderado por Jerônimo, mesmo com a insistência de alguns nomes para continuar na base de Bruno. A postura de Heber também não é unanimidade no meio evangélico, que ainda tem resistência ao PT.
De acordo com uma fonte, Heber deve perder base de apoio no meio, processo que já teve início quando rompeu com ACM Neto para apoiar Jerônimo no segundo turno de 2022. A mesma fonte afirma que o chefe da Defesa Civil pretende manter a posição.
Heber esteve ao lado de ACM Neto no primeiro turno da disputa pelo governo da Bahia em 2022, mas migrou para o lado de Jerônimo no segundo turno, movimento também feito por outras lideranças políticas. O Podemos passa por uma reformulação após incorporar o PSC, outro partido que fazia parte do bloco liderado por Neto.