Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

A Polícia Federal prende o banqueiro Eduardo Plass em nova etapa da Operação Hashtag, desbodramento da Lava Jato no Rio de Janeiro.

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (12), a Operação NOCIVUM, que pretende desarticular um grupo que fraudava benefícios previdenciários na Bahia. A ação ocorre em conjunto com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.



De acordo com as investigações, a fraude ocorria a partir da falsificação de documentos usados para comprovar perante o INSS, de maneira ilegal, a exposição de trabalhadores a agentes nocivos à saúde, como produtos químicos, ruídos, calor etc. Com isso, logravam reduzir o tempo de trabalho necessário para a obtenção da aposentadoria.

O prejuízo do esquema chega a R$ 2,5 milhões, causado por aproximadamente 20 benefícios previdenciários suspeitos, que pode ser maior à medida que as investigações avancem.

Durante a operação, estão sendo cumpridos dois mandados de busca e apreensão em Salvador e Camaçari.

Os envolvidos responderão por diversos crimes, entre eles, associação criminosa (art. 288 do CPB), estelionato previdenciário (art. 171, §3o do CPB), falsificação de documento público (art. 297 do CPB), uso de documento falso (art. 304 do CPB). A pena pode chegar a mais de 25 anos de prisão.





Deixe sua opinião