Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
Na reunião que deve ocorrer neste terça-feira (6) com alguns governadores, incluindo Rui Costa (PT), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve explicar problemas de informações que podem inviabilizar a autorização do uso emergencial do imunizante contra a Covid-19 no Brasil.
Segundo informações do jornal Valor Econômico, a pretensão da agência com os governadores dos 11 estados interessados na vacina (Bahia, Acre, Rio Grande do Norte, Maranhão, Mato Grosso, Piauí, Ceará, Pernambuco, Pará, Sergipe e Rondônia) é que eles ajudem a pressionar por maiores informações sobre a vacina russa, desenvolvida pelo laboratório Gamaleya.
“Faltam informações brutas que permitam análise e conclusão”, disse uma fonte do Valor na agência. “Se fosse para concluir hoje, a conclusão seria que não é possível concluir por falta das informações”, teria dito uma fonte da Anvisa ao jornal.
Desde o início do processo de imunização contra a Covid-19 no Brasil, o governador Rui Costa (PT) vem tendo uma postura crítica à demora da Anvisa na aprovação de alguns insumos. Rui também foi um dos primeiros governadores a tentar contato com o fundo soberano russo. Recentemente, Rui se envolveu em uma polêmica com o ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos), que alegou que quem havia garantindo a vacina russa teria sido o governo federal, o que foi desementido por Rui.