Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Divulgação / Redes Sociais

Antes ventilada apenas como uma possibilidade remota devido à sua força demonstrada nas últimas eleições, a chance de uma candidatura de ACM Neto a deputado federal em 2026 está se tornando cada vez mais real.



A ideia de Neto não topar se candidatar novamente ao Governo ou tentar o Senado nas próximas eleições está diretamente ligada às possibilidades de vitória. Se enfrentar Jerônimo Rodrigues (PT) bem avaliado na tentativa de reeleição, Neto não deve topar se candidatar novamente ao Governo, adiando seu sonho para 2030.

Quanto ao cargo de senador, a candidatura também só aconteceria se do outro lado os dois oponentes, da chapa de Jerônimo, não forem considerados difíceis. Jaques Wagner pode tentar renovar o mandato no Senado, além da chance de Rui Costa ser candidato a senador, caso não dispute a Presidência.

Em 2018, Neto recuou da tentativa de ser governador quando percebeu que suas chances de vitória eram pequenas diante de Rui, reeleito com mais de 70% dos votos em primeiro turno. Ali, na avaliação de aliados, ele deixou claro que não estaria disposto a se sacrificar pelo grupo. Em 2026, o ex-prefeito de Salvador pode repetir a dose caso sua avaliação seja a mesma.

No final de semana, a página Governador Soberano, de apoio a ACM Neto, disse acreditar que existe a chance de uma candidatura a deputado em 2026 a depender das circunstâncias.



Deixe sua opinião