Apontado como o candidato a governador da Bahia da direita em 2022, Alexandre Aleluia virou em poucas semanas o principal nome de oposição ao governador Rui Costa (PT) no estado.
O vereador de Salvador, principal aliado do presidente Jair Bolsonaro na Bahia, fez críticas duras à gestão estadual nas redes sociais e acumulou vitórias na Justiça contra decisões do Governo do Estado – a última delas, foi a liminar conquistada por Alexandre contra a suspensão das aulas no estado.
A ascenção de Alexandre Aleluia como grande nome da oposição à gestão estadual tem motivo: ele aproveita um vácuo que se dá desde que ACM Neto (DEM) passou a atuar em conjunto com o governador.
Desde o ano passado, Neto evita criticar Rui Costa e sequer comenta sobre as principais decisões do governador do PT. A oposição na Assembleia Legislativa também faz silêncio em relação a Rui.
Atualmente, as principais questões relacionadas ao ex-prefeito de Salvador e também pré-candidato ao Governo são relacionadas a Brasília, já que ele é ainda presidente do Democratas.
Alexandre Aleluia passou a ter o nome ventilado para ser candidato a governador do Estado ainda no ano passado. Depois de ser reeleito vereador de Salvador como um dos mais votados da cidade, Alexandre tomou café com Bolsonaro no Palácio da Alvorada. Desde então, é especulado como o candidato do presidente na Bahia para 2022.
Sempre que é questionado sobre o assunto, porém, o vereador pontua que só será candidato a governador se a missão vier do próprio presidente.