Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
O anúncio da pré-candidatura do prefeito Bruno Reis (União Brasil) à reeleição em Salvador, nesta segunda (3), foi marcado por presenças políticas de peso, como ACM Neto, Elmar Nascimento e João Roma (PL), mas também por momentos de ‘tensão’ nos bastidores, como a expressão triste do deputado federal Leo Prates (PDT), preterido da chapa majoritária.
Preterido da chapa para a manutenção de Ana Paula Matos (PDT) no posto de vice, o deputado federal Leo Prates esteve presente no evento, com lugar de destaque no palanque. A expressão do pedetista, entretanto, entregava a frustração por ter ficado de fora da majoritária, parte do seu plano para ser candidato a prefeito em 2028. Nos bastidores, aliados de Bruno já admitiam que Leo deve perder o posto de futuro candidato para Ana.
O evento também foi marcado pela torta de climão entre ACM Neto (União Brasil) e João Roma (PL), antigos aliados e adversários na disputa pelo governo em 2022. Neto cumprimentou o dirigente bolsonarista, mas não escondeu a cara de poucos amigos quando o presidente do PL baiano foi ovacionado pelos presentes.
Ao elogiar Bruno, ACM Neto colocou a lealdade como maior qualidade do prefeito. Quando rompeu com Roma, Neto acusou o então aliado de deslealdade.
Hoje um dos cotados para disputar a presidência da Câmara, Elmar Nascimento se comportou de forma discreta no evento e evitou cravar qualquer negociação de apoio. Segundo o parlamentar, as negociações só devem começar no segundo semestre deste ano.
Um dos pontos altos do evento foi o duro discurso de Neto em tom eleitoral contra o governo do Estado. Em dado momento, o ex-prefeito de Salvador deixou Bruno de lado e adotou uma postura de pré-candidato ao Palácio de Ondina. Após falar por alguns minutos, ACM Neto recuou voltou a citar Bruno e Ana Paula.