Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Manu Dias / GovBA

Cássio Moreira

Além do retorno ao Palácio de Ondina, o senador Jaques Wagner (PT), pré-candidato ao governo da Bahia em 2022, pode estabelecer um recorde histórico, caso seja novamente eleito para comandar o estado pelos próximos quatro anos, na eleição de outubro.



Eleito a primeira vez para o governo em 2006, após uma derrota para Paulo Souto em 2002, Wagner foi reeleito em 2010. Em ambas as ocasiões, o petista venceu Paulo Souto. Uma vitória contra ACM Neto (UB) e João Roma (Republicanos) fará do atual senador o político mais vezes eleito governador da Bahia de forma direta.

Atualmente, Wagner divide o posto justamente com Paulo Souto, eleito em 1994, após um segundo turno contra o ex-governador João Durval (PMN). Em 1998, Paulo foi eleito senador, e disputou, já em 2002, novamente o posto de governador, sendo novamente eleito. Em 2006, Paulo Souto poderia ter conseguido estabelecer o recorde, mas acabou sendo derrotado para Wagner, naquela que é considerada a maior derrota do grupo conhecido como ‘Carlismo’.

Vale lembrar que o ex-governador e ex-senador Antônio Carlos Magalhães, morto em 2007, ocupou por três vezes o posto de governador da Bahia, mas foi eleito de forma direta apenas uma vez, em 1990. Os dois primeiros mandatos (1971-1975 / 1979-1983) foram através de voto indireto, por meio da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).



Deixe sua opinião