Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
O prefeito Junior Marabá recebeu hoje das mãos do secretário de segurança João Paulo a classificação do município no Anuário 2024 Cidades Mais Seguras do Brasil, e comemorou. “Estar entre as cinco cidades mais seguras da Bahia para nós é um reflexo do trabalho que vem sendo feito pela nossa Guarda Civil Municipal, em parceria com aas forças de segurança do Estado. Investimos e hoje já enxergamos os bons resultados”, disse o prefeito Marabá.
Luís Eduardo Magalhães, cidade forte do agronegócio brasileiro, está situada extremo Oeste da Bahia, a 956 Km de Salvador. O município conta com uma população estimada de 114 mil habitantes e um índice de 41,6 mortes violentas por 100 mil moradores.
A cidade, que é a região econômica do MATOPIBA – sigla que representa os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, hoje é a quinta maior economia da Bahia e apresenta um grande potencial de crescimento, principalmente dentro do setor agrícola.
“Temos uma cidade com grande fluxo de pessoas em trânsito e com uma população flutuante acima da média. Além de ser recortada por uma BR com grande volume de circulação de caminhões, em função do agronegócio. Isso deveria nos colocar numa condição mais vulnerável à violência, o que não acontece. Isso graças ao trabalho que vem sendo realizado pelo município”, disse o secretário João Paulo.
A lista de classificação do Anuário 2024 Cidades Mais Seguras do Brasil é um indicador exclusivo que leva em consideração a taxa de mortes violentas a cada 100 mil habitantes. Os dados utilizados são do IBGE e do Ministério da Saúde, com número de mortes por cidade classificadas de acordo com o CID-10 da Organização Mundial de Saúde (OMS).