Foto: Divulgação / Presidência

As prefeituras ocupadas por nomes de partidos da oposição receberam menos verba do governo Jair Bolsonaro (sem partido). É o que aponta um levantamento feito pelo jornal O Globo.



De acordo com a publicação, em média, as prefeituras de partidos de centro ou direita receberam até julho deste ano 56% a mais do que a quantia repassada para as cidades comandadas por legendas de oposição. Entre as 10 prefeituras que mais receberam dinheiro do governo federal para investimentos, nenhuma é de oposição. Os partidos mais beneficiados são PROS, Solidariedade, Republicanos, PSD, PP, MDB, Avante, PL, PV, DEM, PSC e PTB, nessa ordem.

Apesar de não ter dividido os ministérios entre partidos, o governo Bolsonaro criou um sistema para enviar mais verbas para as cidades de acordo com o alinhamento das legendas. Em negociações sensíveis no Congresso, o governo colheu indicações de deputados, repassadas pela Secretaria de Governo aos ministérios.

Ainda segundo O Globo, o total de valores empenhados (reservados para pagamentos futuros) para investimentos em cidades que o governo teve controle desde a posse de Bolsonaro é R$ 858 milhões. Dos 5.570 municípios do país, apenas 763 tiveram empenhos desse tipo, sem considerar emendas parlamentares. Destes, 134 são de prefeitos de oposição e 629, de partidos de centro ou de direita, sendo ou não na base aliada formal do governo no Congresso.





Deixe sua opinião

Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.