Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

A prefeitura de Ilhéus se manifestou sobre a polêmica envolvendo a licitação, no valor de R$ 14 milhões, para a compra de materiais destinados à Secretaria Municipal de Gestão.



Depois do noticiado pelo Política Ao Vivo, a gestão municipal enviou uma nota onde afirma que o documento publicado se trata de um “Registro de Preços, instrumento auxiliar de contratação previsto em lei, no qual o valor estimado da licitação serve apenas para fins de planejamento e verificação de disponibilidade orçamentária”.

 

Veja a nota na íntegra: 

 

Nota de Esclarecimento

A Prefeitura de Ilhéus, diante de matérias recentemente publicadas envolvendo o Pregão Eletrônico nº 025/2025, vem a público prestar os devidos esclarecimentos à população, com o objetivo de assegurar a correta compreensão sobre o referido processo licitatório.

O certame em questão tem por objeto o Registro de Preços para eventual e futura contratação de serviços gráficos e de comunicação visual, destinados ao atendimento das demandas das diversas secretarias municipais.

É importante destacar que se trata de um Registro de Preços, instrumento auxiliar de contratação previsto em lei, no qual o valor estimado da licitação serve apenas para fins de planejamento e verificação de disponibilidade orçamentária. Ou seja, não há obrigatoriedade de contratação integral do valor divulgado, que representa um teto máximo e não um gasto efetivo do Município.

Na sessão inaugural, realizada nesta quarta-feira (17), os fornecedores vencedores apresentaram descontos expressivos sobre os valores de referência, chegando a 66% no lote 1 e 25% no lote 2. Esses percentuais demonstram que o valor a ser contratado será consideravelmente reduzido em relação ao estimado, gerando uma grande economia aos cofres públicos.

Reforçamos que todo o processo licitatório é conduzido em plena conformidade com a legislação vigente e pautado nos princípios constitucionais que regem a Administração Pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

A Prefeitura de Ilhéus permanece comprometida com a transparência e a boa gestão dos recursos públicos, reiterando que o pregão eletrônico em andamento representa não apenas a observância estrita da lei, mas também a busca por contratações mais vantajosas para o interesse público.

Ilhéus-BA, 17 de setembro de 2025

Prefeitura de Ilhéus



Deixe sua opinião

Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.