Mais um trecho de orla será requalificado pela Prefeitura de Salvador, desta vez entre Ondina e a praia da Paciência, no Rio Vermelho. As intervenções fazem parte do eixo Investe do programa Salvador 360 e foram anunciadas pelo prefeito ACM Neto (DEM), nesta segunda-feira (20).
Com investimento de R$ 26,2 milhões, a previsão é de que as obras sejam realizadas em uma única etapa, com duração de um ano. O prefeito destacou, durante a assinatura da ordem de serviço, que o projeto conta com 80% dos recursos federais. A orla da Barra também teria recursos da União, segundo o prefeito, mas houve problemas enfrentados pela má vontade da gestão Dilma Rousseff”.
A extensão de 2,6 km entre a Praça Orungan (em Ondina) e o Sukiyaki (Rio Vermelho) terá o mesmo desenho urbano das faixas já reformadas da Barra e Rio Vermelho, com pequenas diferenças. As intervenções incluem a implantação de ciclovia, requalificação de praças, alargamento de passeio, implantação de iluminação em LED e de guarda-corpo.
“Teremos, portanto, nove quilômetros contínuos de orla completamente requalificadas, do Porto da Barra até Amaralina, num projeto que prevê soluções de micro e macrodrenagem, iluminação pública, sete praças recuperadas, mudança viária, além da implantação de ciclovias e ciclofaixas, o que garante melhor condição de mobilidade”, avaliou ACM Neto.
Ele também aproveitou a oportunidade para anunciar que no próximo sábado (27) vai ao Subúrbio inaugurar a requalificação da Rua Almeida Brandão, mais um trecho de orla dos 13 já entregues recuperados. E dentro de alguns dias será apresentado o projeto de requalificação do Humaitá, com lançamento do edital de licitação.