A Prefeitura de Salvador criou um Plano Municipal de Imunização, para quando estiver com una vacina contra o novo coronavírus já disponível. O plano define etapas da mobilização, público prioritário e fluxo de acesso às doses por meio da rede SUS no município.
“Estamos com toda estratégia desenhada e preparados para iniciar a imunização assim que o governo federal, por meio da Anvisa, credenciar as doses no país. Já mantemos tratativas com alguns laboratórios produtores da vacina contra a Covid-19 que apresentaram eficácia satisfatória na proteção contra o vírus para aquisição dos imunobiológicos assim que houver a liberação no Brasil”, disse o secretário de saúde do município, Leo Prates.
Para armazenar e distribuir as doses, a Secretária de Saúde de Salvador conta com quatro ultrafreezers de -86°C para conservar as vacinas em baixíssima temperatura. Além disso, a pasta deve comprar outros quatro ultrafreezers, para acelerar a vacinação.
Com a estrutura atual, a rede de saúde de Salvador tem capacidade de armazenar até 160 mil doses em temperatura abaixo de -75°C de uma só vez. Para as vacinas contra a Covid-19, ainda não há estrutura o suficiente para o armazenamento em baixa temperatura.
“Já recebi carta branca para, caso seja necessário, aplicar recursos próprios dos cofres municipais para acelerar o processo de imunização na cidade. Quando a vacina chegar, no dia seguinte estaremos prontos para começar a vacinar as pessoas”, enfatizou Prates.