Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
A Prefeitura de Salvador prorrogou por 12 meses o contrato com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar (IBDAH), empresa responsável pela administração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da San Martin. O IBDAH é investigado na Operação Metástase, que apura um esquema de desvios de recursos no Hospital Regional de Juazeiro.
A prorrogação do contrato consta na edição do Diário Oficial do Município da última terça-feira (6), sendo que o documento foi assinado no dia 1º de abril. Com isso, o vínculo entre a Prefeitura de Salvador e a empresa investigada, vigente desde 2017, vai até 30 de março de 2022.
A Prefeitura desembolsará R$ 14.906.006,04 pela extensão do contrato de prestação de serviços da empresa. Em nota ao site Bahia Notícias, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que a prorrogação foi feita enquanto ocorre um outro processo de chamamento para uma nova Organização Social assumir a gestão, planejamento e oferta de serviços de saúde na unidade, alegando que havia necessidade de continuidade dos serviços da empresa na UPA da San Martin.
A empresa teve o seu nome ligado, recentemente, ao esquema do esquema que investiga desvios de recursos praticados por organizações sociais no Hospital Regional de Juazeiro, na Operação Metástase. Além da UPA da San Martin, o IBDAH também é responsável pela gestão de espaços do SUS no Hospital 2 de julho e pela UPA de São Marcos.