O prefeito Bruno Reis (DEM) disse, na manhã desta sexta-feira (22), que a Prefeitura de Salvador trabalha atenta para evitar que pessoas passem na frente dos grupos prioritários na fila de vacinação contra a Covid-19.
Bruno afirmou que o trabalho tem sido feito com muita atenção e pediu ajuda à imprensa no processo. Algumas cidades registraram casos de pessoas que foram vacinas, mesmo não fazendo parte dos grupos indicados pelos cronogramas. A Prefeitura também lançou um aplicativo para receber as denúncia dos “furadores de fila”.
“Estamos trabalhando com toda atenção para evitar que isso ocorra e, caso venha ocorrer, nós iremos aplicar as penalidades. Ontem, nós lançamos um aplicativo para as pessoas denunciarem os fura-filas. Nós baixamos uma série de normas e procedimentos, até para orientar os servidores nossos. Até porque não houve essa comunicação por parte do governo federal. Nós ontem solicitamos por escrito informações de quais eram os profissionais que estão na linha de frente da pandemia. E o ministério respondeu quais eram os trabalhadores que se enquadravam nessa situação e nós publicamos quais eram esses profissionais que seriam vacinados, com uma série de normas”, disse o prefeito, que continuou.
“Peço a imprensa que fiscalize e denuncie. O que eu posso assegurar é que aqui em Salvador, a gente tem o vacinômetro, para que as pessoas acompanhassem diariamente como está o processo de vacinação. Tem um software que o governo federal está fornecendo para o cadastro dessas pessoas e aqui a gente faz por tablet, até porque tem que ter um controle rígido para garantir com segurança a aplicação da segunda dose de reforço”, concluiu Bruno.