No primeiro dia de fiscalização depois do início da fase dois da reabertura das atividades econômicas em Salvador, que começou na última segunda-feira (10), a força-tarefa comandada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) vistoriou 460 estabelecimentos, sem registros de irregularidades e descumprimento de protocolos.
As vistorias foram realizadas em academias de ginástica, barbearias, salões de beleza, centros culturais, lanchonete, restaurantes e bares, além de outros tipos de espaços autorizados a funcionar na cidade. O objetivo era observar se os protocolos de segurança para conter a disseminação da Covid-19 estavam sendo respeitados.
A operação contou com apoio da Polícia Militar e correu nos bairros de Itapuã, Patamares, Pituaçu, Costa Azul, Boca do Rio, Caminho das Árvores, Pituba, Rio Vermelho. Ondina, Jardim Apipema, Barra, Brotas, Liberdade, São Caetano, Fazenda Grande do Retiro, Caminho de Areia, Ribeira, Bonfim, Paripe e Periperi.
Segundo a Sedur, as vistorias ocorreram em 29 academias, 22 barbearias, 51 bares, um clube social, 112 comércios de rua acima de 200m² de área, 3 delicatessens, 25 farmácias, 21 lanchonetes, 3 lotéricas, 4 mercados/supermercados, 182 restaurantes, 12 salões de beleza e 2 shopping centers. Os estabelecimentos que forem pegos descumprindo as normas de funcionamento podem sofrer sanções previstas pela legislação municipal, a exemplos de interdição e cassação de alvará.
A população também pode denunciar casos de irregularidades entrando em contato com o Disque Coronavírus, pelo telefone 160 ou ainda pelo e-mail: ouvidoria@salvador.ba.gov.br. Pode também acessar o portal Fala Salvador.