Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
A presença de Rui Costa (PT) no jantar promovido pelo Grupo Prerrogativas, com o ex-presidente Lula, no último domingo (19), indica que o governador é de fato um dos favoritos para assumir um ministério em um eventual terceiro mandato do petista a partir de 2023.
De acordo com publicação do jornal Valor Econômico, além de Rui, outros três governadores cotados para a equipe ministerial estavam no evento: Paulo Câmara (PSB), que comanda Pernambuco, Wellington Dias (PT), do Piauí, que atualmente preside o Consórcio Nordeste, e Flávio Dino (PSB), governador do Maranhão. O evento ainda contou com Bruno Dantas, ministro do TCU, e Pierpaolo Bottini, cotados para as vagas do Supremo Tribunal Federal em 2023.
Rui tem sido cotado como ministro desde que Lula voltou a ser apto como candidato ao Planalto. Considerado o principal governador petista, por gerir o maior estado do Nordeste e o maior reduto eleitoral do partido, Rui também tem sido ventilado para coordenar a campanha de Lula na região em 2022. No mesmo jantar, no último domingo (19), Rui foi um dos poucos convidados a sentar na mesa do ex-presidente Lula, ao lado de Fernando Haddad, Geraldo Alckmin e Marta Suplicy (veja aqui).