Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

A presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Susana Cordeiro Guerra, pediu demissão do cargo na sexta-feira (26) alegando motivos pessoais e familiares. De acordo com a nota publicada pelo órgão, Susana continuará na função até a transição de novo presidente, que ainda está em análise.



Na quinta-feira (25), o Senado aprovou o texto da Lei Orçamentária Anual de 2021, que prevê cortes no Censo Demográfico e repassa ao Ministério da Defesa um quinto do orçamento da União. Ex-presidentes do IBGE chegaram a assinar um manifesto pedindo que parlamentares ponderassem o valor destinado à pesquisa.

Um trecho do documento diz: “Nosso último censo ocorreu em 2010, e, sem ele, o Brasil se junta ao Haiti, Afeganistão, Congo, Líbia e outros estados falidos ou em guerra que estão há mais de 11 anos sem informação estatística adequada para apoiar suas políticas econômicas e sociais”.

O censo é realizado a cada dez anos e deveria ser feito em 2020, mas foi transferido para 2021 por causa da pandemia da Covid-19.





Deixe sua opinião