Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Política ao Vivo
O presidente do diretória de Salvador do PT, Ademário Costa, criticou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê a adoção do voto distrital para cargos legislativos, o famoso ‘distritão’. A PEC foi aprovada na comissão especial da Câmara dos Deputados, mas ainda precisa de aprovação no Plenário.
Segundo Ademário, a decisão tira as chances de pessoas representantes de minorias como mulheres, negros e a população LGBTQI+ chegarem à Câmara.
“A baixa representação de mulheres, da população negra e dos povos indígenas nos espaços políticos institucionais impacta negativamente na aprovação e adoção de políticas públicas que os beneficiam. Por exemplo, é inaceitável que em um País onde as mulheres negras representam 28% da população apenas 5% ocupem vagas nas Câmaras de Vereadores”, disse em nota.
“Está claro que é fundamental que haja adoção de políticas públicas sociais inclusivas para combater as desigualdades através de um ambiente com uma participação mais equitativa nos espaços decisórios e de poder”, completou.