Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
O presidente licenciado da União Geral dos Trabalhadores da Bahia (UGT-BA), Marcelo Carvalho, escolheu a data cívica do 2 de Julho para lançar oficialmente sua pré-candidatura a vereador de Salvador pelo partido Podemos. O ato político será na Rua Santa Isabel, nº 1, Pelourinho, após a caminhada em comemoração às lutas pela Independência, e a promessa é de casa cheia, com militância, autoridades políticas e dirigentes sindicais.
Estão confirmadas até o momento as presenças do pré-candidato a prefeito de Salvador, Geraldo Júnior (MDB); deputado federal Bacelar (PV); secretário de Qualificação e Fomento à Geração de Emprego e Renda do Ministério do Trabalho, Magno Lavigne; presidente da UGT, Ricardo Patah, e o vice Roberto Santiago, dentre outros.
Marcelo Carvalho é professor, filósofo, ex-presidente do Conselho Estadual Tripartite Paritário de Trabalho e Renda (Ceter-BA) e está na luta sindicalista há pelo menos 20 anos. Segundo ele, a busca pela cadeira de vereador resultou de um diálogo interno entre as lideranças da UGT-BA e a base de associados, que viram potencial na sua pré-candidatura, mas também expressa uma vontade pessoal, de quem entende a política como meio de transformação social.
O sindicalista afirma que a UGT assumiu o compromisso político de eleger o máximo de representantes ligados à luta dos trabalhadores nas eleições de 2024.
“Os trabalhadores irão mudar a correlação de forças na Câmara Federal, e a disputa começa agora em 2024, com o fortalecimento e a eleição do número máximo de lideranças sindicais às câmaras municipais. Por isso estamos qualificando os nossos dirigentes para o enfrentamento político neste ano. Teremos representantes sindicais concorrendo às eleições para prefeito, vice-prefeito e vereador em pelo menos 50 municípios do estado da Bahia”, informou.