Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
De olho na governabilidade no Congresso, o PT tenta atrair o Republicanos para integrar a base do governo Lula. A expectativa é o partido aceito o convite ainda em 2023. A informação é do jornal Folha de São Paulo.
De acordo com a publicação, apesar do desejo petista, a maior parte da bancada do Republicanos resiste a construir uma aliança com o PT. Integrantes do Republicanos acreditam que um eventual acordo só ocorreria caso o partido tenha espaço no primeiro escalão do novo governo.
Ainda segundo o jornal, PT acenou para um acordo com o Republicanos. Para evitar uma derrota na votação da PEC da Transição, aliados de Lula negociaram um acordo com cardeais da legenda e indicaram um apoio petista a candidatura de Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR) para a vaga aberta no Tribunal de Contas da União (TCU).
Outra tentativa de aproximação deve ser o apoio à candidatura do presidente do Republicanos, deputado Marcos Pereira (SP), para a primeira vice-presidência da Câmara na eleição de fevereiro.