Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
O ex-presidente Lula (PT) lidera todos os cenários da corrida presidencial dentro do levantamento divulgado pelo instituto Quaest/Genial. Oscilando entre 45% e 47% das intenções de voto, o líder petista venceria no primeiro turno se as eleições fossem hoje.
Em um primeiro cenário estimulado, com todos os pré-candidatos, Lula tem 45% das intenções de voto. Em seguida vem o presidente Jair Bolsonaro, com 23%. O ex-ministro da Justiça, Sergio Moro (Podemos), tem 7% da preferência dos eleitores, mesmo número que o também ex-ministro Ciro Gomes (PDT). O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e o deputado federal André Janones (Avante) possuem 2%, à frente da senadora Simone Tebet (MDB), com 1%. Rodrigo Pacheco (PSD) e Felipe D’Ávila (NOVO) não pontuaram. Branco e nulos somam 8%, enquanto indecisos são 5%.
Em um segundo cenário, com cinco candidatos, Lula aparece novamente com 45% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro tem 24%. Sergio Moro tem 9%, à frente de Ciro Gomes, que tem 8%. Já o governador João Doria tem 3% no cenário, atrás dos votos brancos e nulos (8%) e indecisos (4%).
Lula ainda tem 45% da preferência dos entrevistados em um outro cenário testado, com o presidente Bolsonaro aparecendo com 24%. Moro tem 9%, e Ciro Gomes tem 8%. André Janones tem 2%, e brancos e nulos formam 8%. Indecisos são 4%.
No último cenário, sem Sergio Moro, Lula tem 47%, e o presidente Bolsonaro tem 26% da preferência dos eleitores. Já Ciro Gomes tem 9%, à frente de André Janones, que tem 3%. Votos brancos e nulos são 10%, e indecisos são 4%.
A pesquisa ouviu 2 mil eleitores, entre os dias 3 e 6 de fevereiro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.