A recomendação do Comitê Científico do Consórcio Nordeste de lockdown em Salvador, Feira de Santana, Itabuna e Teixeira de Freitas coloca o governador Rui Costa (PT) e o prefeito ACM Neto (DEM) entre a ciência e a economia pela primeira vez.
Criado para auxiliar o governo na tomada de decisões durante a pandemia da Covid-19, o Comitê informou que as medidas setoriais tomadas em Salvador não estão surtindo o efeito desejado.
A recomendação ganhou destaque nacional. Na noite desta sexta, o SBT exibiu uma reportagem sobre o assunto. “Usamos como base a grande sobrecarga do sistema de saúde, ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), e aumento no número de casos nos últimos dias”, informou o cientista Miguel Nicolelis, um dos coordenadores do comitê.
Vale ressaltar que os gestores não são obrigados a atender às sugestões do comitê, que tem caráter consultivo. Apesar disso, desde o mês de março tanto Rui Costa como ACM Neto já disseram, muitas vezes em referência ao presidente Jair Bolsonaro, que ouviriam a ciência antes de tomar decisões.