Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
Após a notícia de que delações premiadas sobre as compras frustradas de respiradores feitas no início da pandemia de Covid-19 se tornar pública, no último domingo (14), assessores do governador Rui Costa (PT) passaram a apurar do que se tratam as acusações.
Ao Política ao Vivo, um aliado importante do governador relatou que a “equipe de Rui” já está tentando descobrir o que está por trás das delações premiadas sobre os respiradores. Ano passado, Bruno Dauster, secretário da Casa Civil, foi exonerado por causa de uma das compras.
Ainda em junho de 2020, o Ministério Público Federal (MPF) abriu inquérito, que conta com auxílio da Polícia Federal, para investigar duas compras que, juntas, deram prejuízos de R$ 100 milhões aos estados nordestinos – principalmente à Bahia.
No domingo, a notícia de que delações colocaram Rui Costa na mira da Procuradoria-Geral da República (PGR) foi dada pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, um dos mais respeitados do país. Há duas semanas, uma informação de que João Leão (PP) assumiria o governo chegou a circular na Governadoria (veja aqui), sede da gestão.