Foto: Najara Araújo/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), marcou uma audiência com o embaixador da China, Yang Wainming, para discutir o atraso do envio de insumos para a fabricação das vacinas no Brasil. O encontro deve acontecer na próxima quarta-feira (20). As informações são da coluna da jornalista Mônica Bergamo, do jornal Folha de São Paulo.



De acordo com a publicação, a demora no envio do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) gera preocupação pelo fato de ameaçar o processo de fabricação da Coronavac pelo Instituto Butantan e da vacina Oxford/Astrazeneca, produzida pela Fiocruz. Ao todo, estão sendo aplicadas 6 milhões de doses em todo o país, que devem acabar em poucas semanas.

Ainda segundo a coluna, o governo Bolsonaro rompeu relacionamentos diplomáticos com a embaixada e chegou a proibir que seus ministros recebessem o embaixador chinês para tratar de qualquer assunto. Além disso, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), um dos filhos do presidente, promoveu ataques nos últimos meses ao país. Ele culpou a China pela pandemia do conovaírus.

“O governo brasileiro interditou a relação com a China. Só fazem ataques ao embaixador. Agora está provada a importância do dialogo diplomático. Precisamos ao menos saber o que está acontecendo, qual é a razão de os insumos não chegarem ao Brasil”, disse Maia, segundo a coluna.





Deixe sua opinião