Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
Não haverá Carnaval em Salvador em 2022. Foi o que anunciou o governador Rui Costa (PT), na manhã desta quinta-feira (23), durante a inauguração da reforma da ala de emergência do Hospital Roberto Santos.
O governador comunicou a decisão ao ser questionado pela imprensa e disse que a realização da festa, que não já aconteceu em 2021, se tornou “impossível”. Rui citou a nova onda da pandemia da Covid-19 que alguns países da Europa enfrentam, o que levou ao retorno de algumas medidas de restrição. Nessas condições, segundo o gestor, não tem como autorizar.
“Se no início de dezembro estava difícil de fazer o Carnaval, agora ficou impossível. Sou responsável e eu não autorizaria o Carnaval nestas condições. Vamos devagar que o santo é de barro. Vários países da Europa está com novas medidas mais rigorosas, suspendendo aulas, aumentando rigor de circulacão de pessoas. Não faz sentido a gente jogar todo esforço feito, comerciantes, trabalhadores de saúde, jogar esse esforço fora”, disse o governador.
A novela sobre a realização do Carnaval já dura meses. Desde o início, Rui já mostrava que sua decisão seguiria o caminho do cancelamento da festa. O prefeito Bruno Reis (UB), após insistência inicial, também mudou o discurso e passou a falar com maior cautela nas últimas semanas. Ainda era esperada uma reunião entre os dois para que a decisão fosse anunciada em conjunto.