Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
O governador Rui Costa (PT) anunciou o congelamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de combustíveis por 90 dias. O decreto foi publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (5).
A medida é uma tentativa de Rui de segurar o preço dos combustíveis, que tem passado por frequentes aumentos pela Petrobras, e deve sofrer um novo reajuste já nos próximos dias. A decisão surpreende, uma vez que Rui chegou a se referir a qualquer medida que mexesse no ICMS como “demagogia”, direcionando sua crítica ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), que tomou postura parecida em setembro. A medida dura até o dia 31 de janeiro de 2022.
“Eu não sou demagogo, não contem comigo para fazer isso. Nós temos 30 mil homens na polícia militar, 5 ou 6 mil na polícia civil, médicos, enfermeiros, técnicos… Essas pessoas querem receber seus salários em dia, a sociedade pede. Como você vai fazer isso tudo se diminuir demagogicamente a receita? A conta não fecha”, disse na época.
Os governadores e o presidente Jair Bolsonaro travam, nos últimos meses, uma “guerra” com relação ao preço dos combustíveis. Enquanto os gestores estaduais acusam a política de Preço de Paridade Internacional (PPI) de ser a culpada pela alta, o presidente usa o imposto estadual para justificar o aumento.