Como já alertado pelo Política ao Vivo em diversas oportunidades (veja aqui, aqui e aqui), o governador Rui Costa (PT) ganha projeção nacional, popularidade e seguidores nas redes sociais toda vez em que antagoniza ao presidente Jair Bolsonaro.
Neste sábado (15) não foi diferente. Rui trocou acusações com o presidente e conseguiu novos 400 seguidores, somente no Twitter – até às 10h deste domingo (16).
Em agosto do ano passado, quando também disparou contra Bolsonaro após ser citado pelo presidente, que criticou sua ausência na inauguração da primeira etapa da usina solar fotovoltaica instalada pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) na cidade de Sobradinho, na Bahia, Rui também cresceu.
Aquele mês foi o que o governador baiano mais ganhou seguidores no Twitter em todo o ano de 2019: quase 8 mil. Antes disso, em julho, mês também de embates com Bolsonaro, o petista teve crescimento no número de adeptos em suas redes.
O segundo mês em que Rui mais ganhou popularidade nas redes sociais, em 2019, foi abril. Coincidentemente, o mês em que o governador criticou o governo de Jair Bolsonaro. Na época, ele citou um “grande apagão” no Ministério da Educação” e falou que Bolsonaro só havia feito, até aquele momento de governo, “pregação ideológica”.
O levantamento do Política ao Vivo foi feito em sites de medição de estatísticas nas redes sociais.