Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
Rui Costa (PT) e outros 12 governadores de todo o Brasil enviaram, na última quinta-feira (18), ao presidente Jair Bolsonaro e ao Ministério da Saúde um ofício cobrando a compra imediata de medicamentos para a intubação de pacientes diagnosticados com covid-19.
O denominado “kit intubação” inclui analgésicos, anestésicos e bloqueadores neuromusculares e, segundo um levantamento feito pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), já estão faltando em 18 estados.
No documento, os governadores cobram “a promoção de compras emergenciais, a serem realizadas intensivamente e de forma contínua pelo período mínimo de 60 dias, tanto no mercado interno e, se necessário, aquisições internacionais”. O objetivo é evitar o colapso no abastecimento de insumos nas redes estaduais de saúde.
Os gestores estaduais pedem ainda um apoio da Força Aérea Brasileira (FAB) para a busca e distribuição desses medicamentos.
Além de Rui Costa (PT), também assinaram o documento o presidente do Fórum Nacional de Governadores, Wellington Dias (PT-PI), além de Waldez Goes (PDT-AP), Camilo Santana (PT-CE), Renato Casagrande (PSB-ES), Flávio Dino (PCdoB-MA), Mauro Mendes (DEM-MT), Helder Barbalho (MDB-PA), João Azevedo (PSB-PB), Fátima Bezerra (PT-RN), Eduardo Leite (PSDB-RS) e Belivaldo Chagas (PSD-SE).