Foto: Printscreen/Instagram do governador

O governador Rui Costa assinou, nesta quinta-feira (12), o contrato para a construção do Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Ilha de Itaparica. Com a assinatura do documento, o consórcio formado por empresa chinesas tem o prazo de um ano para elaborar o projeto e outros quatro para executar o equipamento.



O contrato foi assinado pelo Governo do Estado e o consórcio chinês responsável pela obra, formado pelas empresas China Communications Construction Company (CCCC Ltd), CCCC South America Regional Company (CCCCSA) e China Railway 20 Bureau Group Corporation (CR20).

Inicialmente, a data de assinatura do documento seria no início do ano, mas foi prorrogada por causa da pandemia de Covid-19. O governo afirma que a concessão do projeto executado através de uma Parceria Público-Privada (PPP) será de 35 anos.

A assinatura acontece em clima de desconfiança, após o parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE) apontar um sobrepreço de R$ 241,4 milhões no orçamento da obra, que terá investimento inicial de R$ 6,9 bilhões. Além disso, o Governo do Estado ainda não deu entrada nas solicitações de licenças necessárias para a execução da obra.

A ponte terá uma extensão de 12,4 quilômetros, ficando apenas atrás da ponte Rio-Niterói.





Deixe sua opinião