Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Fotos: Divulgação / Agência Brasil

O governador Rui Costa (PT) confirmou, nesta terça-feira (16), que estará no evento de posse do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A cerimônia acontecerá ainda hoje (16).



Segundo Rui, o convite aconteceu por telefone, pelo próprio Moraes. O governador baiano ainda aproveitou para fazer novas críticas ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e sua relação com o Judiciário. “O ministro Alexandre me convidou pessoalmente, por telefone e estarei presente. Acho que vivemos um momento muito singular do Brasil. Saiu do regime autoritário de 1964 e promulgou sua Constituição Cidadã. Viveu de lá para cá embates duros, eleitorais, alguns ganhavam, perdiam, mas, nunca se colocou em dúvida a democracia e o direito a voto. Nunca se questionou o sistema eleitoral brasileiro”, disse Rui durante a inauguração do Hospital Metropolitano de Lauro de Freitas.

Rui ainda continuou: “Como se ele fosse a qualquer momento sepultar as instituições. Não me lembro de um presidente que xingue todas as semanas os ministros da Suprema Corte. Não que tenhamos que concordar com todas as decisões judiciais, até eu sou um dos que muitas vezes crítico quando ela contraria, ao meu ver, o interesse público. Isso faz parte da democracia. Não faz parte da democracia ameaçar os ministros”, finalizou.

Assim como Rui, Alexandre de Moraes é visto pelos apoiadores do bolsonarismo como um ‘algoz’ do presidente Jair Bolsonaro. Responsável pela prisão de nomes da direita convervadora como o deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) e Roberto Jefferson (PTB), o ministro foi alvo de ataques públicos pelo chefe do Executivo no ato do 7 de Setembro, no último ano.



Deixe sua opinião