Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Fernando Vivas / Secom

Ministro-chefe da Casa Civil, o ex-governador baiano Rui Costa (PT) polemizou ao afirmar, durante agenda em Itaberaba, ma última sexta-feira (2), que “Brasília é uma ilha”. O político ainda defendeu que a capital federal do Brasil deveria ficar em uma outra grande cidade. A fala atraiu a ira de alguns políticos do Distrito Federal.



“Eu chamo aquilo [Brasília] de ilha da fantasia. Aquele negócio de botar a capital do país longe da vida das pessoas, na minha opinião, fez muito mal ao Brasil. […] Era melhor [a capital] ter ficado no Rio de Janeiro, ou ter ido para São Paulo, para Minas ou Bahia, para que quem fosse entrar num prédio daquele, ou na Câmara dos Deputados ou Senado, passasse, antes de chegar no seu local de trabalho, numa favela, embaixo de viaduto, com gente pedindo comida, vendo gente desempregada”, disparou Rui.

De volta ao governo do Distrito Federal após ter sido afastado, o governador Ibaneis Rocha (MDB) se referiu a Rui como um “idiota completo”. “Um idiota completo. Agora sabemos de onde partiu o ataque ao Fundo Constitucional” afirmou o governador ao Correio Braziliense.

Filiado ao PT, o deputado distrital Chico Vigilante também criticou a fala de Rui e ‘convidou’ o ministro para conhecer melhor Brasília. “Aproveito para convidar o ministro para conhecer o setor industrial da Ceilândia e a nossa zona rural tão produtiva de café, soja, milho, frutas. Ele irá se surpreender! A dificuldade aqui não é tão diferente dos morros de Salvador”, escreveu nas redes sociais.

A fala de Rui também repercutiu nos veículos nacionais de imprensa. Desde que chegou a Brasília para assumira Casa Civil, o baiano tem conseguido se destacar entre os ministros, seja atraindo elogios do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), seja colecionando polêmicas e também desafetos. Hoje, Rui Costa é considerado, ao lado do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), favorito para a sucessão presidencial em 2026, caso Lula não tente um novo mandato.



Deixe sua opinião