Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Valter Campanato / Agência Brasil

Ministro-chefe da Casa Civil do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Rui Costa (PT) vetou a participação de representantes do Movimento Sem Terra (MST) no lançamento do Plano Plurianual Participativo Nacional (PPA), na Arena Fonte Nova, em Salvador, que acontece nesta quinta-feira (11) com a presença de Lula. A informação foi confirmada nas redes sociais pelo deputado federal petista Valmir Assunção, figura ligada ao MST.



Valmir usou as redes sociais para fazer a afirmação e lamentar o ocorrido, além de justificar a sua ausência. Ao longo do dia, Lula participa do PPA e também do lançamento da Lei Paulo Gustavo, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves (TCA).

“URGENTE: o ministro da Casa Civil, Rui Costa, vetou a participação do MST na atividade de lançamento do PPA Participativo Nacional, que ocorre hoje em Salvador. Por conta disso, o deputado Valmir Assunção não participará do evento. O MST tem história de luta e merece respeito”, escreveu Valmir.

O veto ocorre em meio às invasões protagonizadas pelo movimento em terras espalhadas pelo país. As ocupações recentes do MST têm sido alvo de críticas, e até mesmo a abertura de uma CPI na Câmaras dos Deputados para investigar a estratégia do MST já é debatida. Na Bahia, o bolosnarista Leandro de Jesus (PL), deputado estadual em primeiro mandato, também trava uma batalha para a abrir uma comissão de investigação na Assembleia Legislativa (Alba).

O MST é considerado um dos principais movimentos de apoio aos governos petistas. Conhecido pela luta em defesa da reforma agrária, o movimento conta com quadros filiados ao partido, além de ter participado, ainda que de forma indireta, das gestões de Lula e Dilma, participando dos debates acerca da distribuição de terras.




Deixe sua opinião