Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
Seguindo a linha dos últimos discursos, o governador Rui Costa (PT) voltou a criticar, nesta quinta-feira (30), a audiência de custódia, mecanismo da Justiça brasileira que vem sendo alvo de debates nos últimos tempos, por conta dos números da violência.
Em agenda, na inauguração de uma escola no bairro da Vila Canária, Rui disse que o método atrapalha a atuação da segurança pública, com o que ele chama de “prende e solta”. Rui ainda defendeu um debate mais amplo sobre o tema. Recentemente, o senador Angelo Coronel (PSD) apresentou um projeto que permite a audiência de custódia apenas para pessoas que não sejam reincidentes.
“Não é possível fazer segurança pública com esse prende e solta […] Ou a gente discute seriamente isso ou a gente está fazendo retórica só para ocupar os telejornais ou as páginas de internet com o tema segurança”, disse o governador, que também defendeu um maior debate sobre medidas para reduzir o consumo de drogas, além de continuar as críticas sobre a audiência de custódia.
“A gente conhece os bandidos aqui, conhece os criminosos. Eles são presos e são soltos no outro dia. Todo dia é isso, prende, solta, prende e solta. Os bandidos ficam aterrorizam as comunidades”, pontuou Rui.
A segurança pública deve ser um dos principais temas das eleições de outubro. Dois dos principais candidatos ao governo do estado, ACM Neto (UB) e João Roma (PL), estão subindo o tom nas críticas à condução da segurança pública na Bahia.