O governador Rui Costa (PT) defendeu que o PT forme uma aliança com partidos opositores, como o DEM e PSDB, para derrotar o atual presidente Jair Bolsonaro nas eleições de 2022. A declaração foi concedida durante uma entrevista ao jornal O Globo, publicada nesta terça (25).
“Todos têm que colocar a sua vaidade pessoal, sua vaidade partidária, um degrau abaixo do interesse da nação, do Brasil. Acho que todos devem se unir. No estilo da eleição americana, temos que demonstrar quanto está sendo ruim, quanto será desastroso para o Brasil se nós não mudarmos o rumo do país”, disse Rui ao jornal.
Ao ser questionado se faria alguma aliança com partidos de direita, Rui afirma que está aberto para conversas. “Quantos temas nós já chegamos e já discutimos com o [João] Doria (PSDB), com o Eduardo Leite (PSDB), do Rio Grande Sul. Não tenho nenhum problema em sentar com eles e conversar sobre pilares necessários à nação brasileira, o futuro deste país. Democracia, transformação política e social você só faz com diálogo e com entendimento de conteúdo, de projeto. Se não você vai ficar eternamente refém de bancadas do ‘toma lá dá cá’. Como hoje o governo federal está fazendo. Criticava tanto e está fazendo”, afirmou.
Em Salvador, o principal adversário do PT de Rui Costa para a prefeitura de Salvador é o partido do atual prefeito da capital: o DEM, de ACM Neto.