Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
O governador Rui Costa (PT) defendeu, nesta terça-feira (1º), durante a abertura dos trabalhos legislativos de 2022, um debate de cunho nacional sobre a segurança pública.
O governador apontou a questão do tráfico de drogas como um dos fatores de financiamento das organizações criminosas, e sugeriu que o debate também abrace o tema. Rui ainda criticou a política de flexibilização da compra e uso de armas.
“O Brasil é um dos maiores consumidores mundiais dessas substâncias e isso tem gerado impactos nas políticas de segurança no país. É preciso dizer claramente que o comércio de drogas financia o crime organizado e que ele se beneficiou muito com a liberação e com todas as facilidades recentemente concedidas para a compra e o uso de armas no território nacional, cuja fiscalização de fronteiras também é muito frágil. Eu defendo a nacionalização do combate ao crime organizado”, disse o governador, que ainda completou.
“De igual modo, é preciso iniciar um diálogo muito consistente sobre o código penal brasileiro. Não acho razoável que o tratamento dispensado aos homicidas perigosos, por exemplo, seja igual àqueles que cometeram crimes de menor periculosidade. Ressalto, ainda, que precisamos aprimorar urgentemente o nosso sistema judicial para coibir todas as formas de impunidade e de omissão que acabam tornando o crime mais permissivo”, finalizou.