Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
O governador Rui Costa (PT) subiu o tom nas críticas contra a política de preço da Petrobras, que tem aumentado frequentemente o valor dos derivados do petróleo, o que influencia no gás de cozinha e nos combustíveis.
Durante o Papo Correria da última terça-feira (9), Rui disse que no período em que esteve no exterior, um dos assuntos mais relatados foi a forma que a Petrobras tem “tirado o couro do povo brasileiro”. Rui ainda acusou a Petrobras de tentar “tapar o sol com a peneira” com propagandas publicitárias.
“A Petrobras está tirando o couro do povo brasileiro. Essa é a piada que era feita. Ter R$ 80 bilhões em alguns meses de lucro é tirar o couro do povo brasileiro. Além de tirar o couro, ainda faz essa gastança nas televisões para tentar tapar o sol com a peneira”, disse o governador, que ainda disse que o povo brasileiro está sendo sacrificado em troca do lucro da estatal.
“Não tem ninguém que ofereça isso [R$ 80 bilhões de lucro]. O que estão fazendo é sangrar o povo brasileiro para estourar de lucro a Petrobras. É inaceitável, incompreensível essa política de preços da Petrobras e do governo federal”, completou Rui.
Nos últimos meses, Rui e os demais governadores estão travando uma guerra com o presidente Jair Bolsonaro sobre os preços dos combustíveis. Enquanto Bolsonaro acusa o ICMS cobrado pelos estados de colaborar com a alta dos combustíveis, os gestores acusam a estatal de praticar uma política de preço que prioriza o mercado internacional.