Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
Cotado para ser ministro do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o governador da Bahia, Rui Costa (PT), classificou o esquema praticado no governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) o orçamento secreto como “ruim sob todos os aspectos”.
Ao comentar sobre o sistema de distribuição de emendas sem transparência, o petista defendeu uma mudança de modelo para que os recursos sejam liberados de acordo com áreas pré-definidas e mais carentes de investimentos.
“O orçamento secreto é negativo para o País sob todos os aspectos. Não só os aspectos morais de transparência, mas da escolha de como se gasta esse recurso”, disse Costa, em evento promovido pelo grupo Globo nesta terça-feira (6), em Brasília.
O governador baiano também criticou a transformação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) durante o governo Bolsonaro. Segundo Rui, á um desvio de finalidade na atuação do órgão, criado inicialmente para atuar na segurança hídrica.
Segundo ele, atualmente a Codevasf tem feito até asfaltamento de estradas. “Se for para fazer um asfalto sonrisal, que dura 30 dias, é o péssimo investimento”, disse.
O primeiro grande desafio do governo que se inicia é pacificar nosso país através de um pacto federativo, com a volta do diálogo entre União e Estados. Precisamos restabelecer internacionalmente a confiança e a credibilidade no Brasil, que foi perdida ao longo dos últimos anos. pic.twitter.com/ShBzMnQN3e
— Rui Costa (@costa_rui) December 6, 2022