O governador Rui Costa (PT) disse na manhã desta quarta-feira (9) que espera por “um momento mais seguro” para anunciar a retomada das atividades escolares na Bahia. Apesar de alguns estados e municípios no país retomarem o ano letivo, Rui diz que qualquer decisão será tomada com cautela. Nesta semana, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), anunciou o cancelamento definitivo das aulas em 2020.
“Nós estamos com tudo preparado, mas aguardando um momento de maior segurança. O Rio Grande do Sul anunciou que vai retornar as aulas, vários municípios de São Paulo estão retornando, mas nesse momento preferimos a cautela. Assim como têm estados aqui no Nordeste, que já anunciaram o cancelamento do ano letivo, como o Rio Grande do Norte e o Piauí, que já anunciaram o retorno apenas em 2021, nós preferimos, nesse momento, nem uma medida nem outra. Nem de acelerar a retomada e nem de tomar decisão de cancelamento”, disse o governador que participou da entrega da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro de Pirajá.
Rui credita o impasse do retorno às aulas no estado ao alto número de casos ativos da covid-19 na região sul da Bahia. O governador afirmou que é preciso aguardar um pouco mais para analisar o comportamento da doença e, em seguida, pensar em uma data.
“Nós queremos aguardar um pouco mais para ver o comportamento da doença, que está em forte declínio no estado e na grande parte dos municípios, exceto na região sul, que ainda resiste na demora da queda. A queda tem corrido, mas muito lentamente. É uma região que estamos com taxa de ocupação ainda relevante. Mas no resto do estado estamos caindo substancialmente, caindo também o numero de óbitos. Vamos aguardar ainda uma queda mais substantiva para fixar eventualmente a data do retorno”, disse.