Durante seu discurso na convenção do PT em Salvador, Rui Costa aproveitou para disparar críticas contra o presidente Jair Bolsonaro, mas o governador acabou cometendo um equívoco e alimentando uma fake news. Não é verdadeira a afirmação, feita pelo governador, de que o o governo federal teria encerrado o programa “Minha Casa, Minha Vida”.
“Salvador precisa dar uma chance ao PT, que criou um programa de combate à desigualdade, como o Minha Casa, Minha Vida, que eles acabam de acabar. Dando casa a quem ganha de zero a um salário mínimo. Isso é cuidar de gente.”, disse o governador, alimentando uma fake news.
Na verdade, o Minha Casa, Minha Vida, marca das gestões petistas, não deixou de existir, ele apenas recebeu um novo nome, Casa Verde e Amarela.
O próprio governo federal admite que o Casa Verde e Amarela não é um programa novo, mas uma reformulação do Minha Casa, Minha Vida.
“[Vamos] aprimorar os programas habitacionais existentes e diversificar o catálogo de opções ofertado”, explicou Bolsonaro em agosto, quando o Casa Verde e Amarela foi apresentado.