Na inauguração da Unida Básica de Saúde de Pirajá, na manhã desta quarta-feira (9), o governador Rui Costa (PT) falou sobre as possíveis parcerias para o teste de vacinas desenvolvidas para o combate ao novo coronavírus. Rui fez um apelo para que a União deixe de lado “preconceitos ideológicos” com alguns países.
Rui também falou sobre a suspensão da vacina desenvolvido em parceria entre a Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca, destacando a importância dos vários estudos que estão sendo realizados no mundo para o desenvolvimento da vacina contra a Covid-19.
“Na ciência é assim: você tem algumas linhas de pesquisa que dá certo e outras, não. Por isso, que o ideal é que o país planeje apoiar e participar de várias pesquisas de vacinas independente da nacionalidade. Os primeiros testes feitos em instituições na Europa apresentaram resultados extremamente, positivos para a Russa, ou seja, instituições renomadas que sinalizaram os primeiros resultados publicados em revistas científicas. Ela segue a linha mais tradicional e mais antiga do mundo, não tem aí ‘nenhum pulo do gato’ ou algo novo, o que torna, ao meu ver, ainda mais segura. Acho que os estados devem apoiar e União ser mais incisiva na hora de buscar parcerias sem nenhum preconceito ideológico dogmático com nenhuma nação do mundo”, disse o governador.
O presidente Jair Bolsonaro está de viagem marcada para a Bahia para a próxima sexta (11). Mais uma vez, o governador Rui Costa não foi avisado da vinda do presidente.