O governador Rui Costa abriu a edição desta terça-feira (20) do #PapoCorreria, transmitido ao vivo pelas redes sociais, falando sobre o fechamento da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen) – antiga Nitrofértil –, situada no Polo Petroquímico de Camaçari, na Bahia, e também no estado de Sergipe. A notícia do fechamento foi dada a Rui pelo presidente da Petrobras, Pedro Parente, na segunda-feira (19).
“Como baiano, cidadão e governador, manifesto aqui o meu repúdio e minha indignação com essa postura do governo federal. Esta é uma péssima notícia para o Nordeste e para todo o país. O fechamento da Fafen terá um impacto negativo no Brasil, que está se firmando como uma das principais nações do mundo no agronegócio, na agricultura de médio e grande porte e na agricultura familiar. Não dá para entender esta medida. Quantas fábricas mais eles vão fechar? Os brasileiros não aguentam mais esse verdadeiro desmonte que está acontecendo no país”, declarou Rui Costa.
Com início das atividades na Bahia em 1971, a então Nitrofértil passou a ter a denominação atual após ser incorporada à Petrobras, em 1993. O fechamento da Fafen, anunciado pela estatal, implica na demissão em massa dos funcionários. “São pais e mães de família que perderão o emprego. Não podemos aceitar, em hipótese alguma, o que eles estão fazendo com o Nordeste e com o Brasil. Estou conclamando deputados e senadores da minha bancada, e vou reagir a esta decisão inconsequente”, garantiu o governador.