Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Reprodução / Instagram

O governador Rui Costa (PT) prepara um ‘mega pacote’ para o seu último ano de governo, agora em 2022. Entre as entregas, estão obras de infraestrutura, escolas e o reajuste dos salários dos servidores públicos estaduais.



Um dos pontos mais questionados pelo principal pré-candidato da oposição ao governo da Bahia, ACM Nto (UB), a educação será um dos focos de Rui, que ainda pretende, segundo publicação do jornal Tribuna da Bahia, entregar mais de 100 novas escolas até o final do ano.

A área de Infraestrutura também deve ser um dos alvos de Rui. Entre as entregas, existe a expectativa de estender o metrô até o bairro de Cajazeiras, além do início das operações do VLT. Esperada desde 2020, mas adiada por conta da pandemia da Covid-19, a construção da ponte Salvador-Itaparica também deve sair do papel este ano. A obra é uma parceria do Governo do Estado com um consórcio chinês.

Aprovado em dezembro pela Assembleia Legislativa da Bahia, o reajuste de 4% do salário dos servidores públicos do estado também entrará em vigor em 2022, ainda no primeiro semestre. O funcionalismo público não via aumento de seus vencimentos há sete anos. O pacote também prevê um incremento de R$ 300 ao vencimento de servidores da Saúde, Educação e Segurança Pública. As mudanças devem acontecer em março.

Por último, também fará parte do mega pacote de ‘despedida’ as entregas da área de Saúde, com cinco novas Policlínicas, duas em Salvador (Narandiba e Escada), e outras nas cidades de Ilhéus, Santa Maria da Vitória e São Francisco do Conde. Ainda está prevista a entrega do Hospital Ortopédico, com sede no bairro do Stiep, em Salvador.

Embora tenha sido cotado para disputar o Senado, o governador Rui Costa tem dito que terminará seu mandato, que tem final marcado para 31 de dezembro de 2022. Caso dispute o cargo de senador, o gestor terá que deixar o mandato nos primeiros meses do ano.



Deixe sua opinião