O governador Rui Costa (PT) anunciou, nesta quinta-feira (25), em coletiva de imprensa, que irá retomar as negociações para a compra da vacina russa contra o novo coronavírus, Sputinik V. O anúncio vem após o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizar que estados e municípios pudessem negociar a compra de imunizantes sem uma aprovação prévia da Anvisa.
“Nós vamos discutir a possibilidade de retomar com aquelas vacinas, uma vez que elas foram disponibilizadas no inicio de janeiro. Nem o governo federal não fechou o contrato nem nós pudemos fechar naquela época e ainda não tínhamos a decisão que hoje nos temos do Supremo Tribunal Federal e nem tinha uma lei federal aprovando. A Anvisa também não tinha regulamentado como até hoje não regulamentou. Amanhã pela manha temos essa negociação com o Fundo Soberano Russo e espero que tenhamos boas noticias”, disse.
Rui revelou ainda o interesse do governo do Estado em comprar outra vacina produzida pela China. “Hoje pela manhã falei com a embaixada da China, porque, além da Coronavac, nós temos uma outra vacina aprovada para uso definitivo que é a da Sinofarma e que nós já mantivemos contato. Eles ainda não têm um volume de produção”.
Por fim, o governador voltou a criticar o governo federal pela demora em adquirir as vacinas contra o vírus. “A demora que nós tivemos infelizmente prejudicou muito Brasil. A Sinofarma já fez contato com vários países, a exemplo o México a quem já tá fornecendo. Agora, nós vamos tentar entrar na fila. Infelizmente essa postura do governo federal atrapalhou muito a aquisição de vacinas pelo Brasil”.