Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Reprodução/CNN

O governador Rui Costa deve mais uma vez comprar uma briga com a classe médica baiana depois de decretar a criação de um grupo de apoio para revalidar nas universidades estaduais da Bahia diplomas de médicos formados fora do país.

O caso, entretanto, já está pacificado na Justiça. No ano passado, a Justiça julgou legal e autorizou o prosseguimento do Programa Interinstitucional de Revalidação dos Diplomas de Graduação em Medicina, iniciados conjuntamente por UNEB, UEFS, UESB e UESC, neste momento de pandemia.

O programa havia sido questionado por meio de uma ação civil pública pelo Conselho Regional de Medicina da Bahia (CREMEB). A decisão judicial, publicada em agosto, teve como autor o Juiz Federal da 13ª Vara Cível/BA, Carlos D’Ávila Teixeira.



O Conselho de Medicina solicitava a “imediata suspensão” da implementação do programa de revalidação. Um dos argumentos utilizados acusava a Resolução n° 08/2020 (de 17/04/2020) que cria o programa, de burlar a competência da União para legislar sobre a revalidação de diplomas médicas/os.

Segundo o Juiz Carlos Teixeira, “é equivocado dizer que somente a União pode instituir procedimentos de revalidação de diplomas estrangeiros em medicina, pois àquele ente federal compete traçar apenas as diretrizes, sendo facultado aos Estados e ao DF – além da própria União – a possibilidade de pormenorizar as diretrizes já traçadas, conforme as peculiaridades regionais nas áreas de educação e ensino, dentre outras áreas previstas no art. 24 da CF”. Ainda citou como exemplo a USP, que possui há anos procedimentos próprios de revalidação de diplomas estrangeiros em Medicina, sem ter associação ao programa federal denominado “Revalida”.





Deixe sua opinião

Política Ao Vivo
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.