Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Agência Senado | José Cruz / Agência Brasil

A eleição para a prefeitura de Ruy Barbosa, que teve José Bonifácio (MDB) como vencedor, virou centro de uma guerra entre MDB e PSD, dois dos principais partidos aliados da base do governador Jerônimo Rodrigues (PT). O pleito foi anulado por indeferimento da candidatura do eleito.



Ruy Barbosa é a cidade natal do senador Otto Alencar, presidente do PSD baiano, e um dos principais redutos do cacique. É de autoria do PSD, que teve Marivaldo Leite como candidato, a ação que pediu a inelegibilidade do prefeito eleito. O Tribunal de Contas do Município (TCM) havia recomendado a rejeição das contas da cidade referentes a 2016, quando Bonifácio era prefeito.

Nas redes sociais, Geddel Vieira Lima, um dos nomes mais importantes do MDB, partiu para o ataque. Em uma publicação, o ex-ministro afirmou que, caso a deixei de anular a eleição seja mantida, o partido lançará um novo nome para a disputa. Ele também mencionou o PSD.

“O PSD tá forte também no TRE, mas vamos em frente. Se não reverter na Justiça, o MDB disputa de novo e ganha de novo”, escreveu Geddel.

O MDB obteve seu melhor desempenho nas eleições municipais nos últimos anos; foi o primeiro pleito após o retorno da sigla para o grupo governista. O PSD manteve o alto desempenho e o título de partido com mais prefeituras no estado. As duas siglas visam espaço na chapa majoritária de Jerônimo em 2026.



Deixe sua opinião