Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Agência Senado | José Cruz / Agência Brasil

A eleição para a prefeitura de Ruy Barbosa, que teve José Bonifácio (MDB) como vencedor, virou centro de uma guerra entre MDB e PSD, dois dos principais partidos aliados da base do governador Jerônimo Rodrigues (PT). O pleito foi anulado por indeferimento da candidatura do eleito.



Ruy Barbosa é a cidade natal do senador Otto Alencar, presidente do PSD baiano, e um dos principais redutos do cacique. É de autoria do PSD, que teve Marivaldo Leite como candidato, a ação que pediu a inelegibilidade do prefeito eleito. O Tribunal de Contas do Município (TCM) havia recomendado a rejeição das contas da cidade referentes a 2016, quando Bonifácio era prefeito.

Nas redes sociais, Geddel Vieira Lima, um dos nomes mais importantes do MDB, partiu para o ataque. Em uma publicação, o ex-ministro afirmou que, caso a deixei de anular a eleição seja mantida, o partido lançará um novo nome para a disputa. Ele também mencionou o PSD.

“O PSD tá forte também no TRE, mas vamos em frente. Se não reverter na Justiça, o MDB disputa de novo e ganha de novo”, escreveu Geddel.

O MDB obteve seu melhor desempenho nas eleições municipais nos últimos anos; foi o primeiro pleito após o retorno da sigla para o grupo governista. O PSD manteve o alto desempenho e o título de partido com mais prefeituras no estado. As duas siglas visam espaço na chapa majoritária de Jerônimo em 2026.



Deixe sua opinião

Política Ao Vivo
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.