O secretário da Saúde de Salvador, Leo Prates (PDT), garantiu, na última quinta-feira (7) que a capital baiana tem condições de iniciar a campanha de vacinação contra a Covid-19 72 horas depois da chegada das doses. Em entrevista à TV Record, ele detalhou as preparações para a campanha.
“Temos seringas e agulhas nesse momento na central de logística de Salvador”, disse. “Nós estamos com quatro ultra-freezers que chegam à temperatura de – 86 graus, com capacidade de armazenamento de 160 mil doses de uma única vez. As vacinas que precisam de temperatura mais agressivas, como a da Pfizer, têm na prescrição técnica que suportam por até 10 dias temperatura de – 30 graus. Temos além dos que citei, mais 43 unidades de saúde com freezers que chegam a essa temperatura”, afirmou.
Prates disse ainda que a meta é vacinar 90 mil pessoas por dia. “Temos capacidade de vacinação já testada em 2020 no H1N1 de 70 mil (pessoas) em um único dia. Dei desafio à equipe de nós nos superamos, melhoramos, e estamos prontos para vacinar até 90 mil pessoas num único dia. No nosso plano de vacinação estamos com nove drive-ins. A vacina chegando em Salvador, em 72h o município começa a vacinar.”